sexta-feira, 11 de maio de 2007

e08 - Pesquisa no Google Acadêmico

O exercício e08 foi pesquisado o tema pelo título: Impresionismo, onde só encontramos duas fontes (as duas primeiras); depois pesquisamos suas características do período e desenvolvimento da arte Pictórica.

1ª pesquisa - IMPRESSIONISMO: 230 ANOS DE LUZ

Numa tarde fria de abril de 1874, na cidade de Paris de 230 anos atrás, foi organizada no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar uma exposição de jovens pintores preocupados com uma
nova forma de expressar a luz em seus quadros. Foi a primeira “Exposição dos Impressionistas”, que iniciou oficialmente o movimento artístico que viria a ser considerado como o de maior influência sobre a arte moderna. No grupo original estavam Monet,
Manet, Renoir, Sisley, Degas e Pissarro, que figuram entre os principais nomes do movimento.
As descobertas da época sobre a fotografia, óptica, física e sobre o funcionamento da visão possibilitaram a exploração de novos parâmetros e concepções por esses artistas vanguardistas
que, após a invenção da fotografia, não mais necessitavam retratar a realidade de maneira descritiva. A arte de então buscava retratar a realidade o mais fielmente possível. Após a fotografia, uma discussão sobre o papel da arte veio à tona, levada pela liberdade adquirida
de expressar nas telas as impressões sentidas pelo artista.
Os impressionistas pintavam ao ar livre, privilegiando a luz natural para registrar as tonalidades que os objetos adquiriam ao refletir a iluminação solar em determinados momentos do dia, o que concedia imagens luminosas e coloridas da realidade a seus quadros. Esses pintores discordavam
das correntes artísticas acadêmicas da época por considerarem todas as coisas dignas de serem pintadas, libertando-se da tendência em retratar, prioritariamente, figuras humanas. Os impressionistas buscavam também uma expressão artística que não estivesse focada na razão e nem na emoção, mas sim que refletisse as impressões da realidade impregnadas nos sentidos
e na retina. Segundo a professora de história da arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Claudia de Mattos, “no impressionismo encontramos pontos de luz estruturando a
imagem, em uma mimese do funcionamento biológico da visão”.

Fonte de referência: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v56n3/a27v56n3.pdf

2ª pesquisa - O CONCEITO DE IMITAÇÃO NA PINTURA RENASCENTISTA E IMPRESSIONISTA

Resumo: O trabalho pretende discutir o significado e o alcance da ruptura da pintura Impressionista do século XIX com a Renascentista do Quattrocento, em função de seus
conceitos de imitação e expressão da realidade e do real; comparar os esquemas de composição, os sistemas de figuração, as expressões plásticas, as representações de espaço e as conquistas de novas técnicas e, finalmente, mostrar que a pintura não é uma representação do real, mas uma expressão da interação mundo-artista.
Palavras-Chave: Mimese. Quattrocento. Impressionismo.

Abstract: The work intends to discuss the meaning and the reach of the rupture of the
painting Impressionist of the century XIX with Renascentist of Quattrocento, in function of
its concepts of imitation and expression of the reality and of the real; to compare the
composition outlines, the figuration systems, the plastic expressions, the space representations
and the conquests of new techniques and finally to show that the painting is
not a representation of the real, but an expression of the interaction world-artist.

Fonte de referência: http://www.ufsj.edu.br/Pagina/metanoia1/Arquivos/tereza4.pdf

3ª pesquisa - Algumas características das imagens contemporâneas

Resumo: Este trabalho busca analisar as representações visuais pós-modernas identificando as características fundamentais que as diferenciam daquelas consideradas modernas, assim como o efeito dessas diferenças nas criações produzidas pelo imaginário dos designers e na ampliação da sua liberdade de criação, graças à natureza inclusivista das novas estéticas que a pós-modernidade inspira.
Palavras-chave: modernismo, pós-modernismo, imagem.

Abstract: Some characteristics of contemporary images. This paper aims at identifying the main features of postmodernist visual representations that distinguish them from those considered to
be modernist. These differences are assumed to increase the freedom of the designers’ creation process, thanks to the inclusivistic nature of the new aesthetics inspired by the postmodern condition.
Key words: modernism, postmodernism, image.
Fonte de referência: http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/Publicacoes/fronteirasv9n3/07_art05_rahdecauduro.pdf

3ª pesquisa - O Mundo de Arte e a Arte do Mundo: Claude Monet e Vincent Van Gogh

RESUMO:
A presença das telas de Claude Monet no Brasil em 1997 foi marcada
pelo renascimento dos debates sobre o movimento impressionista na história da
pintura moderna. A exposição no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro
e no Museu de Arte de São Paulo atraiu multidões e foi considerada um dos maiores eventos culturais da América Latina nos últimos anos. Os trabalhos mostrados compõem a série
Ninféias , à qual Monet dedicou os últimos anos de sua vida, buscando capturar as variações luminosas de seu jardim em Giverny.
Neste ensaio, resgatamos um argumento de Clement Greenberg, de 1956, para analisar as relações entre a série Ninféias, de Monet, e quadro O Carteiro Joseph Roulin, de Vincent Van Gogh, no período de Arles. A comparação que Greenberg estabelece entre ambos pareceu-nos inadequada, pois os trabalhos aqui comentados apontam que cada um deles, a seu modo, estabeleceu rupturas com a herança impressionista e apontou novos caminhos para a pintura contemporânea. Ambos são coloristas arbitrários.
Palavras-chave: Impressionismo – arte moderna – Monet – Van Gogh – ninféias– pesquisa com cor – colorista arbitrário.

ABSTRACT - The presence of Claude Monet’s masterpieces in Brazil in 1997 was
marked by the renaissance of the debates about impressionist movement in the
history of modern painting. The exhibition in Rio de Janeiro’s National Museum
of Fine Arts and in São Paulo’s Museum of Art attracted crowds and it was considered
one of Latin America’s greatest cultural events in the latest years. The exhibited
works were part of the series Nympheas, to which Monet dedicated the last
years of his life, trying to capture the luminous variations of his garden in Giverny.
In this essay, we rescued na argument by Clement Greenberg, from 1956, to analyze the relationship between Monet’s series Nympheas and Vincent Van Gogh’s
The Postman Joseph Roulin, from the Arles’ period. The comparison that Greenberg
establishes between them seems inadequate to us, because the works here
commented show that each painter, in their own manner, established ruptures the
impressionist inheritance and showed new ways for the contemporary painting.
Both are arbitrary colorists.
Keywords: Impressionism – modern art – Monet – Van Gogh – nympheas – researches
with color – colorist arbitrary.

Fonte de referência: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp24art05.pdf

4ª pesquisa - Cenário Histórico do Movimento Impressionista

RESUMO:
O artigo mostra os acontecimentos que serviram de cenário para o movimento impressionista. Relaciona esses acontecimentos com a dinâmica e o direcionamento do movimento. Os elementos históricos que servem para explicar o Impressionismo são identificados da seguinte maneira: a classe social à qual pertenceram tanto os pintores impressionistas como seu público e os ideais presentes nessa classe; as reformas urbanas, em função das mudanças socioeconômicas do século XIX, que serviram como espaço de atuação do movimento e como fonte de temas; a influência da ciência e da técnica nos lineamentos teóricos e na execução da pintura impressionista. O artigo finaliza com uma discussão sobre a influência da modernidade do século XIX no movimento impressionista.
Palavras-chave: história da arte – século XIX – movimento impressionista.

ABSTRACT: The article shows the events that served as a set upon which the impressionist movement was developed. It relates these events with the dinamism and the orientation of the movement. The historic elements wich are used to explain Impressionism are identified as follows: the social class to which the impressionist artists and their public belonged; the social and economic changes that originated the urbanistic reform in the XIX century, which was a source of themes for the impressionist paintings; the inflluence of the science and technique on the theory and practice of impressionist execution. The article concludes with a discussion about modernity in the XIX century and its influence no on the impressionist movement.
Keywords:
history of art – XIX Century – impressionist movement.
Fonte de referência: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp24art02.pdf

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