sexta-feira, 4 de maio de 2007

e06- Agregadores

Introdução:

Vamos falar um pouco sobre os agregadores, primeiramente explicaremos o que são agregadores (também conhecido como feed-readers), em seguida vamos indicar três ótimos agregadores gratuitos bem interessante e para terminar esse assunto vamos escrever sobre a importancia do RSS, Atom e RDF e qual sua função no mundo dos blogs e dos podcasts. Então vamos ao que interesssa:

a) O que são agregadores ou feed-readers?

Os agregadores são programas que organizam as informações que são vistas de forma final pelo usuário. Tais programas são receptores de RSS Feed, uma tecnologia que permite a distribuição/recebimento de conteúdo (texto, som, vídeo) sem a necessidade de acessar um website para poder recebê-lo. Para o pessoal da informática achamos válido dizer que são arquivos no formato XML com conteúdo estruturado de um blog ou site

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agregador

b) Indicação de agregadores gratuitos, o que fazem e as suas principais diferenças feita pela equipe Triloucos-coc.

Leitor de noticias: Sua interface é leve e descomplicada. Te mantêm informado das principais notícias do mundo utilizando as principais fontes. Pode ser baixado clicando no link http://baixaki.ig.com.br/download/Leitor-de-Noticias-Rss-XML-.htm .

Advanced RSS:diferente do nosso “amigo” aí de cima ele, ele não só puxa a notícia como também. Este agragador permite a você postar automaticamente notícias na sua própria página da internet. Então não é só você que fica bem informado... são todos que visitam sua página, o que é um grande diferencial nunca deixando seu site desatualizado. Você pode fazer o download do mesmo clicando aqui: http://baixaki.ig.com.br/download/Advanced-RSS2web.htm .

CNN Desktop Alerts: isto que eu chamo realmente de agregador. Como deve ter percebido este agregador tem uma função muito interessante em relação aos dois anteriores pois lhe mostra as últimas notícias na hora em que acontecem, pois ele trabalha com uma dependência direta com a rede CNN. Então assim que a CNN estiver sabendo, você também saberá =). Ah já ia esquecendo ele também te deixa informado sobre a programação. Tudo isso num estilo bem legal, pois quando alguma noticia acontece um alerta (uma pequena janela muito simpática) quando algo importante acontecer.

Pode ser encontrado no link: http://baixaki.ig.com.br/download/CNN-Desktop-Alerts.htm

c) O que significam RSS, Atom e RDF? Qual a sua função no mundo dos blogs e dos podcasts?

RSS (Really Simple Syndication) é um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de e-mail, ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet.

Fonte: http://www.terra.com.br/rss/

Atom não é uma sigla, mas também é um formato para divulgação de notícias. Há quem diga que esse projeto é, inicialmente, uma proposta de unificação do RSS 1.0 e do RSS 2.0. O Atom também é baseado em XML, mas seu desenvolvimento é tido como mais sofisticado. O grupo que nele trabalha tem até o apoio de grandes corporações, como o Google. Atom é o nome dado a um estilo baseado em conteúdo XML e meta data, ou seja, é um protocolo ao nível da aplicação para publicar e editar Fontes web que são periodicamente atualizadas, como por exemplo Blogs. Os feeds devem ser formados em formato XML e são identificados como application/atom+xml media type.

O funcionamento deles não difere das Markup Languages tradicionais, com cabeçalhos, títulos e corpo como no HTML 4.0.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Atom

RDF (Resource Description Framework) é uma linguagem para representar informação na Internet.

Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML. Os arquivos RDF têm três componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, o que torna a linguagem altamente escalável.


* Recurso: Qualquer coisa que pode conter um URI, incluindo as páginas da web, assim como elementos de um documento XML.

* Propriedade: Um recurso que tenha um determinado nome e possa ser utilizado como uma propriedade

Indicação: consiste na combinação de um recurso, de uma propriedade, e de um valor.


Função:
A função dentro dos blogs e dos podcasts é que através dessas ferramentas a pessoa pode assinar e receber as notícias e posts do blog e os áudios do poscast diretamente no próprio computador, sem ter que acessar o site sempre que quiser procurar por novidades.

Nenhum comentário: